Petróleo deve chegar aos 93 dólares no início de 2011
O aumento da procura durante o Inverno e a queda do dólar vão 'aquecer' os preços do petróleo, segundo os analistas da Standard Chartered.
O valor do barril de 'brent', que é a referência para as importações portuguesas,deve avançar para um preço médio de 88 dólares no quarto trimestre do ano, e chegar aos 93 dólares no primeiro trimestre de 2011, com a procura de petróleo a aumentar em 1,2 milhões de barris por dia no próximo ano, prevê Helen Henton, responsável pelo departamento de 'research' sobre o sector energético na Standard Chartered.
"À medida que nos aproximamos do quarto trimestre, começamos a assistir a algum aumento na procura sazonal e a ver os inventários baixarem, o que será suficiente para fazer mexer o mercado", explicou Henton, numa conferência em Singapura, à Bloomberg.
A mesma especialista adiantou que os preços do petróleo também vão ser impulsionados pela desvalorização do dólar face ao euro, o que aumenta a procura dos investidores pelo 'ouro negro' como um investimento de protecção contra a inflação. Isto numa altura em que se espera um maior recuo no valor da 'nota verde' visto que a Reserva Federal americana não deve subir os juros no país até ao segundo trimestre de 2012.
Nesta altura o preço do barril de 'brent' subia 0,14% para 78,82 dólares, em Londres, enquanto em Nova Iorque, o barril de crude cedia 0,2% para 76,03 dólares.
Isto depois de ter sido hoje revelado que os inventários de gasolina nos Estados Unidos recuarem em 3,47 milhões de barris para 222,6 milhões na semana passada, segundo dados do Departamento da Energia norte-americano, uma evolução que contrasta com a subida em 350 mil barris prevista pelos analistas sondados pela Bloomberg.
No mesmo sentido, os inventários de crude baixaram em 475 mil barris para 357,9 milhões na semana passada.
Trabalhor por :Tiago 10D