A economia é o motor da sociedade

domingo, 27 de novembro de 2011


Portugal está a exportar mais, sobretudo para fora da União Europeia, enquanto o crescimento das importações está a abrandar. No terceiro trimestre o défice comercial baixou para 3,75 mil milhões de euros.
Os dados hoje revelados pelo Instituto Nacional de Estatística comprovam que as exportações portuguesas continuam a crescer a bom ritmo, atenuando assim a recessão que se vive na economia portuguesa.
As exportações de mercadorias subiram 13,1% no terceiro trimestre, para 10,4 mil milhões de euros, enquanto as importações subiram 3,6%. Uma evolução que permitiu uma descida no défice da balança comercial para 3,75 mil milhões de euros, contra 4,47 mil milhões de euros.
O PIB português estagnou no segundo trimestre, face aos três meses anteriores, tendo registado uma queda homóloga de 0,9%. Os resultados do terceiro trimestre deverão ser publicados este mês pelo INE.
Os dados do INE mostram que as empresas portuguesas estão a aumentar as vendas sobretudo para países fora da União Europeia, uma evolução que se justifica também com a forte travagem da economia europeia este ano. As vendas para países da UE subiram 11,2% no terceiro trimestre, enquanto as exportações extracomunitárias aumentaram 18,6%.
Quanto às importações oriundas de países da União Europeia, descera 1,9% no terceiro trimestre. Já as compras de Portugal a países fora da UE aumentaram 19,6%. Este último crescimento é justificado sobretudo pelas compras de combustíveis e lubrificantes, já que sem estes bens, as importações praticamente estagnaram.
Desaceleração em Setembro
Os dados do INE mostram também a evolução mensal do comércio internacional de Portugal, sinalizando um abrandamento no crescimento das exportações.
Em Setembro as exportações subiram 13,4% contra o mesmo mês do ano passado, enquanto face a Agosto dispararam 28,9%. Em Agosto a variação homóloga tinha sido superior (16%), sendo que nos restantes meses deste ano apenas em Julho o resultado tinha sido inferior (10,8%).
Os dados de Setembro mostram que as exportações estão a crescer de forma mais acentuada para países fora da UE. As exportações intracomunitárias subiram 9,3% e as extracomunitárias dispararam 25,9%

 Notícia apresentada por: Filipe Elvas Nº10 11ºD
  PS: Esta notícia não está sujeita a comentários (obrigatórios)

Sem comentários: